Cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados em seu computador ou dispositivo móvel através dos sites que você visita. Eles são usados para coletar e armazenar informações sobre sua navegação, como suas preferências, histórico de navegação e informações de login.
Existem dois principais tipos de cookies: os cookies primários, também conhecidos como 1st party cookies, e os cookies de terceiros, também conhecidos como 3rd party cookies.
Os cookies primários são aqueles que são criados pelo próprio site que você está visitando. Eles são armazenados no seu computador ou dispositivo móvel pelo próprio site, e só podem ser acessados por ele.
Já os cookies de terceiros são aqueles que são criados por outros sites que não o que você está acessando. Eles são armazenados em seu computador ou dispositivo móvel por esses outros sites, e só podem ser acessados por eles. Alguns exemplos famosos de 3rd party cookies são os pixels de rastreamento de plataformas como Google Ads e Facebook Ads.
Com a implementação das novas leis de privacidade e proteção de dados, o uso de cookies de terceiros têm sido limitado e as empresas estão precisando desenvolver novas tecnologias para se adequar e passar a coletar os dados através de cookies primários.
Mas afinal, como funcionam os cookies primários e de terceiros?
Cookies Primários (1st party cookies)
Os cookies primários, também conhecidos como 1st party cookies, são pequenos arquivos de texto que são criados pelo próprio site que você está visitando, ou seja, eles pertencem ao domínio do site que você visita, no caso desse blog seria um cookie pertencente ao domínio “danielatiemi.com.br”.
Esses cookies são usados para coletar informações sobre sua navegação no site, como suas preferências, histórico de navegação e informações de login. Eles são armazenados no seu computador ou dispositivo móvel pelo próprio site, e só podem ser acessados por ele, ou seja, não são compartilhados com nenhuma outra plataforma ou site a menos que o proprietário do site compartilhe esses dados por conta própria.
Os cookies primários têm vários usos, como manter você logado em um site, personalizar sua experiência de navegação, lembrar suas preferências e histórico de navegação, e rastrear o uso do site para fins estatísticos e publicitários. Eles são essenciais para uma navegação personalizada e agradável em um site, e permitem que o site entenda como os usuários interagem com ele.
Por exemplo, se você faz login em um site, um cookie primário será criado para lembrar suas credenciais de login. Isso permite que você não precise fazer login novamente toda vez que visitar o site no futuro. Além disso, se você personalizar suas preferências em um site, como o idioma ou as configurações de visualização, um cookie primário pode ser usado para lembrar essas preferências e exibi-las automaticamente da próxima vez que você visitar o site, tornando sua experiência de navegação melhor.
Além disso, os cookies primários são usados para coletar dados para análise de desempenho e publicidade. Por exemplo, um site pode usar cookies primários para rastrear o número de visitantes em seu site, o tempo que as pessoas passam em seu site e quais páginas elas visitam. Isso permite que o dono do site entenda como as pessoas usam o site e use essas informações para otimizar o conteúdo, a experiência do usuário e as ações de publicidade.
É importante notar, como já mencionado anteriormente, que os cookies primários não compartilham suas informações com outros sites. Eles são usados apenas pelo próprio site que os colocou e só podem ser acessados por ele. Isso os torna muito mais seguros e privados do que os cookies de terceiros, algo imprescindível para garantir a privacidade dos usuários e a adequação às leis de proteção de dados como a GDPR na Europa e a LGPD no Brasil.
Cookies de Terceiros (3rd party cookies)
Os cookies de terceiros, também conhecidos como 3rd party cookies, são aqueles pequenos arquivos de texto que são criados por outros sites, diferente dos 1st party cookies que são criados pelo próprio site que você está visitando. Por exemplo, você visita o meu site “danielatiemi.com.br” e nele contém um pixel do Facebook instalado, esse pixel irá criar um cookie cujo domínio é “facebook.com”, ou seja, quem está coletando as informações deixa se ser o domínio do site em que você está acessando e passa a ser um domínio de terceiros, que no caso deste exemplo seria o Facebook.
Os cookies de terceiros são usados para vários fins, como rastrear seus interesses e hábitos de navegação para fins de publicidade direcionada, analisar o desempenho de um site, e medir a eficácia de campanhas publicitárias. Seu uso mais comum é para personalizar a publicidade que você vê e adaptar os anúncios para seus interesses.
Por exemplo, você está navegando na web e visita um site, dentro desse site você é impactado por um anúncio. Um cookie de terceiros pode ter sido criado em seu computador ou dispositivo móvel pelo navegador, permitindo que o anunciante saiba que você viu o anúncio e rastreie sua interação com ele. Se você clicar no anúncio e visitar o site do anunciante, o anunciante poderá usar um cookie de terceiros para rastrear sua navegação no site e entender como você interagiu com ele através da instalação de um pixel. Com isso, dados referentes a sua interação com o site após clicar no anúncio estarão disponíveis no painel da plataforma, por exemplo, o número de conversões que aquele anúncio gerou estará disponível no Gerenciador de Anúncios.
Os cookies de terceiros também são usados para fins de análise. Por exemplo, uma empresa de análise pode usar cookies de terceiros para rastrear o número de visitantes em vários sites e entender como as pessoas navegam na web. Isso permite que essa empresa forneça informações valiosas para sites e anunciantes sobre como as pessoas usam a web.
No entanto, com as novas leis de proteção de dados, o uso de cookies de terceiros tem sido limitado e alguns navegadores já bloqueiam esses tipos de cookies por padrão. Isso tem levado as empresas a encontrar novas formas de coletar dados de forma segura e respeitando as normas de proteção de dados, garantindo a privacidade dos usuários.
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