Spotify: conheça os principais tipos de playlists da plataforma

O Spotify é uma das maiores plataformas de Streaming de música do mundo. Segundo dados do último relatório divulgado pela marca, no último quadrimestre de 2022, a empresa contava com quase 500 milhões de usuários ativos no mundo dos quais mais de 200 milhões são assinantes do modelo Premium. Desse total, 21% dos usuários são da América Latina, ou seja, há mais de 100 milhões de usuários ativos só aqui na América Latina!

Além do acesso a um banco de dados com centenas de milhares de músicas e podcasts, os usuários também desfrutam das famosas playlists. Dentro do Spotify, as playlists são divididas em 3 categorias principais: editoriais, algorítmicas e de ouvintes. Abaixo, explicarei cada uma das categorias mais detalhadamente.

Playlists Editoriais

As playlists editoriais são as principais playlists da plataforma e por isso são as “queridinhas” dos músicos e também as mais cobiçadas pelos artistas. A grande maioria das playlists editoriais tem um grande número de ouvintes e seguidores, o que geralmente confere um ótimo desempenho para as músicas que são adicionadas nelas.

Elas são elaboradas pelos editores da própria plataforma, ou seja, pelos profissionais que trabalham no Spotify e são responsáveis por acompanhar os lançamentos e atualizar cada uma das playlists. O tempo de atualização varia de acordo com a playlist, há playlists com atualização semanal como a “Novidades da Semana” e outras que possuem um intervalo maior, a depender do estilo e popularidade da playlist.

Playlists Algorítmicas

As playlists algorítmicas também são criadas pelo próprio Spotify, entretanto, ao invés de serem criadas e atualizadas pelos curadores que trabalham na plataforma, elas são geradas e atualizadas através de algoritmos de Inteligência artificial desenvolvidos pela plataforma.

Cada usuário possui um conjunto de playlists único que é criado pelo algoritmo de acordo com o seu comportamento dentro da plataforma, ou seja, são geradas diversas playlists baseadas no que você ouviu anteriormente. Essas playlists serão compostas não só pelos artistas que você ouve com frequência, como também outros artistas que têm estilo semelhante aos artistas que você curte ou que pessoas que ouvem os mesmos artistas que você também têm o hábito de ouvir. Essas playlists são encontradas na seção “feito para você” (ou “made for you”, se você estiver utilizando o programa em inglês). Alguns exemplos de playlists algorítmicas são: Radar de Novidades, Daily Mix, Descobertas da Semana, entre outras.

Para entender melhor como funciona esse algoritmo faça o seguinte teste: olhe a seção “feito para você” e veja como as músicas e artistas recomendados são parecidos com os artistas que costuma ouvir. Depois, passe cerca de uma a duas semanas ouvindo coisas que você não é habituado a ouvir. Volte na seção e veja como as recomendações mudam.

Playlists de Ouvintes

As playlists de ouvintes (ou playlists de terceiros) são compostas basicamente por todas as demais playlists que não são oficialmente criadas pelo Spotify. Ou seja, são as playlists que eu, você e nossos amigos criamos nos nossos próprios perfis para escutarmos ou até mesmo para compartilharmos com outras pessoas.

Além disso, nessa categoria também se enquadram as playlists criadas por perfis de grandes empresas, agregadoras, distribuidoras e gravadoras. Alguns exemplos são as playlists do Filtr, Digster, Topsify, Universal Music, Midas Music e etc.

Como ter minha música adiciona nas playlists editoriais?

Uma das perguntas que mais ouvi quando trabalhei na gravadora Midas Music era: “Dani, como eu consigo que minhas músicas entrem nas playlists editoriais?”

A verdade é que não há como garantir que uma música sua seja selecionada para uma playlist editorial. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é possível “comprar” espaço nessas playlists e nem mesmo fazer indicações diretas aos editores (mesmo quando se está em uma grande gravadora ou distribuidora).

O caminho oficial para indicar sua música para as playlists editoriais é através da plataforma “Spotify For Artists”, a ferramenta oficial do Spotify onde é possível analisar suas estatísticas, atualizar fotos e informações do perfil e etc.

Assim que a sua música for enviada para distribuição e constar no sistema do Spotify, ela aparecerá na aba “Upcoming releases” dentro do Spotify for Artists e haverá a opção de preencher um formulário de Pitch. Para enviar sua música para curadoria basta preencher esse formulário com o maior número de informações possível. Vale ressaltar que o preenchimento não é uma garantia de que sua música será adicionada em alguma playlist, mas o preenchimento é essencial para que você tenha chances de entrar em alguma playlist.

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