Se você está procurando uma maneira de medir os resultados de sua estratégia de marketing digital, os parâmetros UTM são uma ferramenta valiosa. Os parâmetros UTM são informações adicionadas aos links que você compartilha e permitem que você rastreie e acompanhe o desempenho de suas campanhas de marketing, o que ajuda a otimizá-las para melhores resultados. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o que são os parâmetros UTM, como eles funcionam e como você pode usá-los em sua estratégia de marketing.
O que são parâmetros UTM?
Parâmetros UTM são informações adicionados aos links que você compartilha em suas campanhas de marketing. Eles são usados para rastrear o desempenho de suas campanhas, fornecendo informações valiosas sobre onde seus visitantes estão vindo e como eles estão interagindo com suas campanhas.
Essas informações servem para entender a origem dos usuários, o canal de aquisição, a campanha de origem, entre outros. Elas devem ser sempre adicionadas ao final da sua URL e vêm sempre depois de um sinal de “?” e são separadas por um sinal de “&”. Por exemplo:
danielatiemi.com.br?origem=blog&artigo=parametrosUTM
Como funcionam os parâmetros UTM?
Quando alguém clica em um link com parâmetros UTM, essas informações são coletadas pelo software de análise de sua escolha, como o Google Analytics. Isso permite que você veja o desempenho de sua campanha, incluindo quantos cliques ela está recebendo, de onde estão vindo os visitantes e como eles estão interagindo com suas páginas.
Os parâmetros UTM utilizados pelo Google Analytics são:
- utm_source: rastreia o “source”, ou seja, a origem daquele usuário. Por exemplo: site, Facebook, Google, Youtube
- utm_medium: rastreia a mídia onde aquele usuário estava. Por exemplo: cpc, feed, stories
- utm_campaign: rastreia qual a campanha que originou aquele acesso. Por exemplo: black-friday, natal, lançamento
- utm_content: rastreia o conteúdo que originou o acesso, podendo ser um criativo, uma página em específico ou um vídeo.
- utm_term: rastreia o termo que originou aquele acesso, é mais comum utilizarmos esse parâmetro em campanhas da rede de pesquisa do Google.
Como usar os parâmetros UTM em sua estratégia de marketing?
Agora que você já entendeu o que são os parâmetros UTM e como eles funcionam, vamos explorar como você pode usá-los em sua estratégia de marketing. Aqui estão algumas maneiras de usar os parâmetros UTM para melhorar seu desempenho de marketing:
Rastrear o desempenho de suas campanhas de mídia social
Se você tem o costume de compartilhar links em postagens nas redes sociais, adicionar parâmetros UTM a esses links permitirá que você veja o desempenho de cada postagem individualmente. Isso lhe dá informações valiosas sobre onde sua audiência está mais ativa e quais tipos de conteúdo estão funcionando melhor em cada rede.
Monitorar o desempenho de suas campanhas de e-mail marketing
Adicionar parâmetros UTM aos links que você utiliza nas suas campanhas de e-mail marketing permite que você acompanhe o desempenho de cada e-mail/campanha individualmente. Isso lhe dá uma visão detalhada do resultado de cada uma de suas campanhas, incluindo quantos cliques elas estão recebendo e como os usuários estão interagindo com suas páginas após clicarem em um link que receberam via e-mail.
Medir o desempenho de suas campanhas de tráfego pago
Se você trabalha com tráfego pago, adicionar parâmetros UTM aos links em suas campanhas é fundamental. Fazer isso permite que você veja o desempenho de cada campanha, público e criativo individualmente. Isso lhe permite otimizar melhor suas campanhas para obter o máximo retorno sobre o investimento.
Aqui vai uma dica de ouro: tanto no Facebook Ads, quanto no Google Ads, você pode trabalhar com parâmetros utm dinâmicos. Ou seja, ao invés de preencher os parâmetros manualmente em cada um dos meus anúncios, eu posso simplesmente usar uma URL como:
danielatiemi.com.br?utm_source={{placement}}&utm_campaign={{campaign.name}}&utm_medium={{adset.name}}&utm_content={{ad.name}}
Para conhecer a lista de parâmetros dinâmicos do Facebook clique aqui.
Já a do Google você pode acessar aqui.
Melhorar sua estratégia de SEO
Adicionar parâmetros UTM aos links em suas campanhas de SEO permite que você veja o desempenho de suas palavras-chave e páginas de destino. Isso lhe permite otimizar sua estratégia de SEO para obter melhores resultados e mais tráfego orgânico.
Medir o sucesso de suas campanhas de parcerias
Se você está trabalhando com parceiros para promover sua marca, adicionar parâmetros UTM aos links de suas campanhas de parceria permite que você veja o desempenho de cada parceiro individualmente. Isso lhe permite otimizar sua estratégia de parceria para obter o máximo retorno sobre o investimento.
Como criar parâmetros UTM?
Existem várias formas de inserir os parâmetros UTM em seus links. O primeiro deles é fazendo de forma manual, você simplesmente pega a sua URL e insere os parâmetros ao final de acordo com a nomenclatura correta.
Se fazer de forma manual te soa muito complicado, você também pode utilizar o Gerador de URLs disponibilizado pelo próprio Google (é gratuito). Pra isso você deve:
– Acessar o Gerador de parâmetros UTM do Google.
– Preencher as informações necessárias, incluindo a origem, a mídia, o termo de pesquisa, o conteúdo e o nome da campanha.
– Copiar o link gerado com os parâmetros UTM
– Utiliza-lo em suas campanhas de marketing.
Caso você ache muito trabalhoso fazer os links um a um pelo Gerador de Links do Google, eu desenvolvi uma planilha automatizada que te permite fazer diversos links de uma única vez. Essa e outras planilhas e automações você encontra no MAP (Marketeiro Ágil e Produtivo).
Benefícios de utilizar parâmetros UTM
Por fim, agora que você já entendeu o que são, como funcionam e como criar os parâmetros UTM, vamos falar sobre alguns dos principais benefícios de inseri-los em suas estratégias de marketing digital:
Medir o resultado de suas campanhas de marketing
Os parâmetros UTM permitem que você analise o desempenho de suas campanhas de marketing, o que lhe permite otimizá-las para obter melhores resultados.
Acompanhar o desempenhos dos diferentes canais de marketing
Os parâmetros UTM permitem que você acompanhe o tráfego de cada um dos canais que você trabalha, o que lhe permite entender qual campanha e/ou fonte de tráfego está gerando mais resultados. Isso lhe permite alocar seu orçamento de marketing de maneira mais eficiente e concentrar seus esforços nas campanhas que realmente funcionam.
Compreender o comportamento do seu público
Os parâmetros UTM permitem que você entenda como seu público está interagindo com cada uma de suas ações de marketing, o que lhe permite entender melhor o comportamento dos usuários ao longo da jornada e criar campanhas mais efetivas.
Melhorar sua estratégia de marketing
Os parâmetros UTM permitem que você meça o sucesso de sua estratégia de marketing como um todo e otimize-a para obter melhores resultados.
Conclusão
Os parâmetros UTM são uma ferramenta valiosa para qualquer estratégia de marketing. Eles permitem que você meça o sucesso de suas campanhas, entenda seu o comportamento do usuário e melhore sua estratégia de marketing como um todo. Se você ainda não está usando parâmetros UTM, é hora de começar a incluí-los em sua estratégia de marketing. Eles farão uma grande diferença em seus resultados de marketing e ajudarão você a alcançar seus objetivos de negócios.